sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Windows 7 como cliente do Virtualbox

O objectivo é colocar o Windows 7 a correr decentemente como máquina virtual no VirtualBox, que por sua vez está a correr em Ubuntu, claro (9.04 - Jaunty Jackalope).
1. Criar uma máquina virtual para o Windows 7
Usei estas definições:
Disco: 20 GB
Unidade óptica: Drive DVD física com passthrough (instalação através de CD físico)
Memória do sistema: 512 MiB
Memória da placa gráfica: 16 MiB
ACPI: ligado
IO APIC: desligado
AMD-V/VT-x: ligado
Nested paging: ligado
PAE: desligado
3D: ligado
Audio: ligado (ICH-7)
Rede: Intel Pro1000/MT Desktop
2. Instalar o Windows 7 a partir de CD/DVD
Criar um uitlizador. A máquina (virtual) é reiniciada várias vezes durante a instalação.
3. Instalar as adições de convidado
Seleccionar a opção de instalar as adições de convidado. O VirtualBox faz o download do ISO com as adições se não estiver presente no sistema. É necessário reiniciar para tornar as adições activas.
4. Instalar o WineD3D
O WineD3D permite a utilização de aceleração 3D por hardware dentro do Windows. Para isso é necessário substituir alguns ficheiros de sistema (d3d8.dll e d3d9.dll, pelo menos) pelo que primeiro é necessário desprotegê-los.
4.1. Instalar um "hack" que permite tomar propriedade dos ficheiros
Usar o ficheiro em http://www.bioteck.net/2009/04/27/how-to-take-ownership-of-files-in-vista/ para instalar o hack do registry, que adiciona uma entrada "Take ownership" ao menu de contexto dos ficheiros.
Depois de instalado o hack, tomar propriedade dos ficheiros d3d8.dll e d3d9.dll (e caso se queira do d3d7.dll e d3d10.dll) na pasta c:\windows\system32.
4.2. Reiniciar em modo de segurança
Executar o msconfig e ligar a opção "safemode" na tabulação de "Arranque". Reiniciar a máquina quando for pedido. O reinício deve demorar algum tempo, por causa da emulação do modo texto ser bastante lenta.
4.3. Instalar o WineD3D
No menu Dispositivos escolher a opção de instalar o WineD3D. Se não estiver presente no sistema, o VirtualBox faz o download do ISO com o programa e monta-o como um CD na máquina virtual. O programa substitui os ficheiros originais, mas cria uma cópia de segurança (na própria pasta c:\windows\system32)

P.S.: Não funcionou. Ao iniciar uma aplicação que necessite de 3D (o Solitário, por exemplo), uma zona do ecrã fica corrompida e não aparece nenhuma janela nova.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Utilizador sem password no Ubuntu

Para criar uma conta de utilizador que possa ser usada sem necessidade de escrever uma password.

1. Criar um utilizador em Sistema » Administração » Utilizadores e grupos.
É necessário definir uma password com pelo menos 6 caracteres, depois iremos eliminá-la. Seleccionar perfil "desktop user". Imaginemos que a conta criada tem o nome de utilizador "convidado".

2. Remover a password do "convidado"
Abrir um terminal e executar:

sudo passwd -d convidado

3. Configurar o GDM para permitir login sem password.
É preciso editar o ficheiro de configuração /etc/gdm/gdm.conf e colocar a directiva PasswordRequired com o valor false, ou mais simplesmente executar:

sudo sed -i 's/#PasswordRequired=false/PasswordRequired=false/' /etc/gdm/gdm.conf

4. Autorizar login sem password no PAM
Edita-se o ficheiro /etc/pam.d/common-auth e altera-se o parâmetro nullok_secure para nullok, ou executa-se o seguinte código:


sudo sed -i 's/nullok_secure/nullok/' /etc/pam.d/common-auth

5. Convém utilizar uma interface de login que liste os nomes de utilizador, configurável em Sistema » Administração » Janela de início de sessão.


Bibliografia

http://onlyubuntu.blogspot.com/2008/06/howto-enable-empty-password-login-in.html